• Elouise Lopes

Ação Solidária

Atualizado: 16 de Mai de 2019

A Ação de Páscoa foi uma iniciativa da Cacto Comunicação juntamente à Associação Atlética Acadêmica de Design e Comunicação (AAADEC), à Empresa Júnior de Comunicação de Comunicação e Design (Estalo) e ao Centro Acadêmico de Comunicação (CAC). Mais de 150 caixas de bombons, arrecadadas pela equipe da Cacto Comunicação, foram distribuídas às crianças carentes da comunidade Vila Pantanal, na Igreja Pentecostal Betel. A visita foi totalmente registrada fotograficamente, sob, também, a responsabilidade da empresa júnior de comunicação.

A Vila Pantanal, situada no bairro Alto Boqueirão, instituiu-se no ano de 1990. Ela é, hoje, símbolo de luta, união e resistência das famílias para as quais se faz lar, apesar de ser, muitas vezes, afamada por desmontes policiais. Grande parcela das famílias integrantes da comunidade deslocou-se do interior paranaense a fim de, em Curitiba, atingir melhor qualidade de vida, todavia acabou por tornar-se vítima das precárias condições de saneamento básico e da má distribuição de água e energia da capital. Tanto o espaço quanto os indivíduos por ele abrigados tornaram-se marginalizados pela sociedade; são obrigados quotidianamente a lutar por sua sobrevivência — vivem, em sua maioria, da reciclagem e reaproveitamento do lixo.

Ações solidárias são de extrema importância por vários motivos, desde pessoais a coletivos. De cunho pessoal, deve-se ressaltar que, quanto mais se doa, maior é a satisfação de partilha daquilo que se é e daquilo que se tem. Desse modo, também se contribui para a construção de um mundo melhor, diminuindo as diferenças entre as pessoas, pois a solidariedade é, além de um ato de compaixão, uma forma de despertar e criar valores pelo bem comum. A prática da solidariedade é, em suma, imprescindível para fazer com que as pessoas tenham o impulso de sair de suas zonas conforto e sentirem a necessidade de ajudar o próximo; é o olhar para o outro.

Ainda, conforme o psicólogo Mark Snyder, da Universidade de Minnesota, “há uma variedade de benefícios proporcionados pelo trabalho voluntário, e isso inclui impulsos na autoestima, na valorização de si mesmo, na aquisição de novas habilidades, novos amigos, melhor bem-estar psicológico e ainda melhor saúde física e uma vida mais longa”.

Tendo isso em vista, convidamos você, leitor(a), a investir na solidariedade. Pratique ações solidárias, exercite trabalhos voluntários e engaje-se nas práticas de causas sociais. Faça a sua parte e espalhe o amor!









3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Dia Nacional das Artes

Quando tratamos de arte, precisamos começar cortando estereótipos e preconceitos. Arte não é só uma poesia difícil do Drummond ou músicas clássicas e antigas de Mozart, é também o funk carioca, a poes

© 2020 Cacto Comunicação. Todos os direitos reservados .